Pix – Resumo com tudo o que você precisa saber sobre este novo sistema de transações financeiras

Aposto que você já recebeu pelo menos umas 3 notificações do seu banco te pedindo para cadastrar a Chave PIX, além de outras tantas comunicações que chegam na sua caixa de e-mail sobre este assunto e ainda assim é possível que você não tenha assimilado totalmente esta nova tecnologia e todo o seu potencial.

Por isso, decidimos listar de uma maneira breve e resumida, os principais detalhes que você precisa saber neste momento.

Mas afinal, o que é o PIX?

É um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central com a finalidade de transferir recursos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia da semana, ou seja, você pode por exemplo, realizar um pagamento ou transferência às 23h no domingo que a transação será concluída praticamente em tempo real.

Banco Central

O BC anunciou que o PIX será lançado oficialmente no dia 16 de novembro de 2020 e assim todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes são obrigadas a oferecer esta nova forma de transação financeira a seus clientes. Segundo o BC, mais de 600 instituições já estão autorizadas a fazer o cadastro de seus clientes, entre elas os bancos: Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.

Qual a diferença em relação aos modelos de pagamentos e transferências atuais?

Com o PIX você poderá pagar boletos, contas de luz, fazer transferências entre bancos distintos e até mesmo realizar compras, sendo mais uma alternativa de meio de pagamento com o diferencial de que será possível realizar tais operações em qualquer horário do dia, sete dias por semana e de maneira muito mais rápida que as atuais transações via Ted, Doc ou boleto. Por exemplo, uma transferência via PIX do Itaú para o Bradesco seria realizada em poucos segundos e sem cobrança de taxas.

Como cadastrar a chave PIX?

Para criar a Chave PIX, utilize uma das quatro formas de identificação disponíveis: CPF/ CNPJ, e-mail, número do celular ou uma chave aleatória (endereço virtual de pagamento EVP). A última opção é a única forma de receber um PIX sem precisar informar seus dados pessoais. O registro da chave deve ser feito em um dos canais do banco ou instituição financeira onde você tem conta, por exemplo, no aplicativo ou site do seu banco. Realize o registro e confirme a posse da chave para vincular à conta do PIX (por celular, esta confirmação é feita após receber um código por SMS e confirmar inserindo-o no aplicativo da instituição financeira).

Tenho conta em mais de um banco, posso cadastrar quantas chaves?

Pessoa Física pode cadastrar até 5 chaves por conta e Pessoa Jurídica até 20 chaves por conta, por exemplo, se você (PF) tem uma conta no Itaú e outra no Bradesco poderá ter 10 chaves.

O PIX é um novo modelo de transação financeira que trará grandes vantagens às pessoas e empresas como a possibilidade de realizar transações 24h por dia, inclusive aos finais de semana, concluir tais transações em apenas 10 segundos, estar isento de tarifas para as Pessoa Física e MEI, além de possibilitar saques em espécie nos estabelecimentos comerciais cadastrados a partir de 2021.

About the author

MAYCO LENNO
Analista de Marketing na Expense Mobi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami