Cinco coisas que você deve evitar fazer no Excel.

Para que você possa obter um bom desempenho em qualquer software que utilizar, é importante saber as limitações do programa e quais ações devem ser evitadas.

Como o Excel é uma ferramenta muito útil, alguns usuários excedem o seu padrão de uso e executam operações que não são muito indicadas para o software, por exemplo, vincular dados de muitas pastas à uma mesma planilha, comprometendo o seu desempenho.

Neste artigo, destacamos 5 tarefas que você deve evitar fazer no Excel e assim obter o melhor desempenho possível desse programa.

1 – Deixar células vazias

As células vazias nas tabelas podem parecer inofensivas, mas em muitos casos prejudicam o desempenho da planilha. Elas podem comprometer o funcionamento de algumas funções como o filtro de dados ou na criação de uma tabela dinâmica.

Você consegue evitar esse problema preenchendo as células vazias com 0 ou N/A. Também é possível preencher os espaços vazios de maneira automática, o que é muito mais prático para tabelas maiores.

2 – Utilizar como editor de texto

Ferramentas como o NeoOffice e Microsoft Word são ótimos editores de texto, já o Excel, é um editor de planilhas eletrônicas e não foi desenvolvido para este tipo de atividade. Apesar de não haver problema em utilizá-lo para isso, será muito mais complicado, e dependendo do nível de exigência pode ser impossível executar determinadas ações.

3 – Gerenciar reembolso corporativo

Algumas empresas ainda utilizam o Excel para registrar os reembolsos dos colaboradores, normalmente o responsável por analisar e lançar as despesas são os funcionários do setor financeiro ou RH, porém, não é muito aconselhável realizar esse processo utilizando planilhas, pois, além de ser um registro manual passível de erros é também um modelo de trabalho que fica inviável de ser realizado de acordo com o aumento da demanda. A opção ideal neste caso é considerar a contratação de uma plataforma online específica para a gestão de reembolsos, assim você automatiza o fluxo, evita erros do processo manual e ainda gera uma economia considerável para a empresa.

4 – Exagerar na quantidade de linhas e colunas ocultas

É comum ocultar algumas linhas e colunas para facilitar as tarefas que realizamos no Excel. Este recurso é útil, por exemplo, na hora de organizar os dados para uma apresentação rápida ao chefe ou simplesmente para facilitar a impressão, porém, se você utilizar exageradamente pode acabar confundindo outros usuários que podem não compreender o funcionamento do arquivo, além de prejudicar a operação de planilhas que utilizam VBA.

5 – Criar fórmulas complicadas pouco relevantes

Às vezes a gente se empolga um pouco e começa a inserir várias fórmulas em uma mesma operação para otimizar o trabalho, porém, essa prática se repetida com certa frequência na mesma planilha pode deixar a operação do projeto mais pesada do que deveria, prejudicando o funcionamento do Excel.

About the author

MAYCO LENNO
Analista de Marketing na Expense Mobi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami